Cantilenas Brasileiras é o nome do primeiro álbum do pianista e compositor Breno Ruiz.
Neste álbum o artista registra canções compostas em parceria com Paulo Cesar Pinheiro – um dos maiores e mais importantes compositores da música brasileira.
Cantilena é o nome afetuoso para referir-se à canção – uma estética musical sofisticada que tangencia paisagens folclóricas e sertanejas através de profundo lirismo poético e sonoro.
O compositor visita os elementos da estética cancioneira, sugerindo uma remissão à atmosfera colonial e aos movimentos que antecederam as escolas de chôro e samba do início do séc XX.
Temas luso-africanos, caipiras e indígenas são tratados com com um pianismo moderno e semi-improvisado, ao sabor da arte de Nazareth e Mignone, sem que se enquadrem diretamente nos gêneros mais puros ainda hoje difundidos, como o baião ou o próprio samba.
O resultado é que as canções soam como uma novidade que desde sempre pudessem pertencer ao imaginário do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que convidam o ouvinte à experiência de um reencontro profundo e emocionante com suas origens.